quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

A arte de se fazer entender

No trem Japeri-Paracambi, em meio a rabiscos, nomes e desenhos, uma mão escreveu: “Eu amo a liberdade, por isso todas as coisas que amo as deicho livre; se voltarem é porque as conquistei, se não retornatem é porque numca tive.”

Estava acabando de transcrever essa frase quando ouvi uma voz vindo do outro vagão: - Bandido mata fiel na porta da igreja!! Passou um segundo e compreendi. Entrou o vendedor ambulante e completou sua frase: - Jornal Expresso 50 centavos! Jornal Expresso 50 centavos! Polícia quebra dez...
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Em Barros Filho, bairro onde moro na zona norte do Rio; moradores de três favelas próximas “desceram” e atearam fogo em um ônibus da linha 655(Pavuna - Saes Pena), após a saída de todos os passageiros. O ato, longe de ser uma atitude de terroristas como qualificaram os jornais, foi um protesto. Os moradores distribuíram vários panfletos no local e por toda a rua explicando os motivos do protesto. No papel A4 imprimido em computador e xerocopiado, que tenho guardado, constam os seguintes dizeres: “Rio. 06.02.09 Viemos através dessa ação pedir a atenção das autoridades e imprensa. Comunidades: Enternit, Joana Darck e Mata 4. Estamos sofrendo com a presença das melicias e as constantes ameaças pois oprimem e cobram taxas de segurança, residência, gás e net.”

As “autoridades e imprensa” não entenderam. Tanto a polícia quanto a imprensa afirmaram que a ação foi promovida por traficantes, e cujo motivo era desconhecido.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Em Irajá, no “amarelinho”, outra mão escreveu em uma parede: “é proibido urinar, fumar e cheirar nesse local”.

4 comentários:

Mauro Sérgio Farias disse...

O protesto do morador dessas comunidades sempre é desqualificado, como sendo iniciativa dos traficantes. Eles não são vistos como capazes de, por eles mesmos protestarem contra as ações policiais nas comunidades.

Também há aquela visão escrota de classe média fascista na qual "se eles são contra a polícia é porque são a favor dos bandidos. Ridículo.

O pior é que eu pego o 665 todo dia...

brunofaria disse...

caramba.. que maneiro esse blog. É engraçado e sério. gostei muito vou ler sempre. parabens

Anônimo disse...

ver arte, onde veem cotidiano ;
beijos - sumido

CHRISTINA MONTENEGRO disse...

Texto bom, heim rapaz?!...
MUITO BEM!...
Se jovem já está assim, imagine quando amadurecer!...
BJS!