sábado, 7 de março de 2009

Volta aos Bons Tempos da Repressão

Como não temos aqui ninguém que faça sátira política de qualidade. Nossos comediantes parecem estar mais interessados em tratar de assuntos triviais, como música, futebol e programas de televisão, do que usar sua relativa criatividade em prol de algo. Assim, tenho o hábito de assistir aos comediantes internacionais. O imperalismo cultural é foda, mas os caras são bons. Esses dias estava vendo a apresentação de um britânico chamado John Oliver e um desses seus esquetes me chamou a atenção. Ele está disponível aqui <http://www.comedycentral.com/videos/index.jhtml?title=john-oliver-unfair-trade&videoId=165955>.

A idéia que ele apresenta adaptade é simples.

Durante muito tempo, a sociedade buscou tratar dos desvios de conduta moral adequada e respeito à lei através de repressão. Logo, aquele que, por exemplo, poluísse um rio deveria pagar uma multa ou talvez teria seu negócio fechado. A empresa que desrespeitasse os direitos dos trabalhadores seria processada. O foco principal era na repressão.

Mas "repressão não funciona" ou "repressão é feio", assim o modelo foi mudando. Aos poucos passamos da repressão para a promoção. Agora, o importante é que aquele que não polui possui um selo dizendo que ele faz comércio justo. O mesmo ocorre com o agricultor que respeita os direitos trabalhistas. Ganha um sinal no seu produto.

Passamos de punições inúteis para medalhas de escoitero. Cada feito correto da empresa, faz com que ela ganhe uma estrelinha no seu uniforme. Quanto mais respeitosa for a empresa, maior o número de estrelinhas e isto nos diria que a conduta dela é moral e legalmente correta.

Por exemplo, a empresa que não compra matéria-prima de fornecedores que exploram outros, podem ganhar um selo de "comércio justo". Cada empresa vira um escoteiro. Leal e ordeiro.

Uma crítica deste dispositivo seria que, da mesma forma que os escoteiros dos EUA foram desmarcarados como um dos principais desmatadores de mata virgem, detonando as florestas que estavam dentro das terras de sua propriedade, estas estrelinhas seriam só fachada. Na prática, apesar da medalinha de honra ao mérito, as empresas continuariam devorando o meio ambiente e mutilando a classe trabalhadora. Segundo este argumento, o que importaria seria o efeito simbólico. O importante seria que o consumidor ficasse feliz com que estava fazendo. Se enganando que seu produto é ecologicamente correto.

Mas não seria por isso que deveríamos abandonar este sistema. A tese do comediante é que devemos voltar um passo para trás. De certa forma, ao menos. Em vez de colocar um selo de comércio justo, deveríamos criar um selo de comércio injusto.



Gostei muito da idéia e acho que devemos levar isto um passo adiante. Independentemente de qualquer tipo de punição que possa vir. Acho que deveríamos colocar selo em tudo.

Por exemplo, a Coca-Cola deveria vir com um aviso: "Podemos ter matado líderes sindicais na Colômbia." O BigMac com uma foto dos abatedouros de carne. A televisão com um aviso: "Cuidado. Pode causa insensibilidade à dor alheia". e os jornais de grande circulação deveriam possuir a manchete: "Produzindo consenso para você hoje, para você não precisar amanhã. Nem nunca." Para os partidos políticos: "Lutando para que a democracia permaneça oligárquica." E a grande maioria dos movimentos sociais e ONGs deveriam ter um cartilha explicando sua proposta e avisando: "Amenizando sua dor, lhe providenciando acesso aos bens básicos e mantendo cada um no seu lugar."

O prefeito ou governador que "não soube administrar" seu feudo poderia usar uma camisa com dizeres como: "Má gestão é boa gestão quando é você quem ganha o milhão"; "Eu mato crianças de disinteria para que ruas particulares possam ter calçamento adequado" ou "Te fodendo por trás enquanto você fica aí parado no sofa."

Algo assim. Em vez de premiarmos o bom comportamento, vamos deixar claro onde estão os filhos da puta.

4 comentários:

Aura Sacra Fames disse...

Esclarecedor, pena que as pessoas só estão interessadas nas verdades que lhe são convenientes, mas isso não é um motivo para que a luta morra, pois todos nós desejamos um mundo melhor!

O video sobre o McDonalds é legal, já assitiu Terráqueos?

Ademais, você é vegetariano?

Abraços
Vinícius
aurasacrafames.blogspot.com

E. disse...

Valeu pela força!

Sou um vegetariano que tenta ser vegano, mas tenho algumas muitas ressalvas com o movimento vegetariano/vegano.

O Terráqueos (http://video.google.com/videoplay?docid=-1717800235769991478&ei=ZpS1SdHQDpKwqwLt-YW_Bw&q=terraqueos) é um filme muito legal que merece uma divulgação maior. Sobretudo a abordagem de falar do tratamento dispensado aos animais em diversas esferas (animais domésticos, alimentação, pesquisa, entretenimento e roupas se não de engano) me pareceu razoavelmente eficiente.

Acho importante esse tipo de iniciativa, mas por vezes nós acabamos apenas dialogando com nós mesmo, apenas dizendo o quanto estamos certos e o resto do mundo errados (isso não só no veganismo).

Se me permite uma quase auto-citação: "De boas idéias o mundo já está cheio, o que está faltando é duplic-a-ção. Mas continuamos cantando, caindo no abismo da contradição."

Anônimo disse...

Esclarecedor [2], e até mesmo instigante.

Em vez de premiarmos o bom comportamento, vamos deixar claro onde estão os filhos da puta. [2]

é como se um assassino brutal dissesse: 'olhem estou 3 dias sem espancar ninguém; mereço uma redução de pena, né ? --'

brunofaria disse...

as empresas são terriveis por natureza... psicopatas, avessa aos homens e apegadas ao lucro. O que mais irrita é que são tratadas como "pessoas juridicas" e tem os nossos direitos... como se fossem humanas. Assim a qualque passo errado o punido será o macdonalds e não o seu dono q ordenou a ação. Continuando assim culparemos os carros, e não os motoristas, pelos acidentes:
-Esse carro bebeu mais alcool que o permitido. PRESO!

Gostei muito do texto, mas nao acho q uma volta ao "selo-de-mau-menino" resolveria nossos problemas. Ate pq qm classificaria as empresas seria o Estado e..."Estado pra quem?" acho q já sabemos a resposta...
Abraços
Gostei pacas de seu blog.

obs: Um texto que se encaixa em seu blog é "Porque os anarquistas não votam?" de Eliseu Reclus. confere lá.