sábado, 17 de janeiro de 2009

Neurônios para quem?


Roberto Horcades, brasileiro, presidente do Fluminense, afirmou que Renê Simões (atual treinador do Fluminense e ex-treinador da seleção brasileira feminina de futebol) é um grande treinador, pois “conseguiu fazer com que as mulheres, mesmo com dois neurônios, conquistassem a medalha de prata na Olimpíada”. Horcades, cartola brasileiro, “importante” médico carioca, não teve que se retratar em público, pedir desculpas, não foi punido pelo TJD, STJD, STF, ou qualquer outra coisa que tenha a ver com a justiça.

Marta, brasileira, jogadora de futebol, certamente com mais neurônios que Horcades, foi eleita pela terceira vez a melhor jogadora do mundo; com apenas 22 anos, Marta, alagoana de Dois Riachos, atropelou as rivais e caminha a passos largos para se tornar a maior jogadora de todos os tempos. Cristiane ficou em terceiro lugar na eleição e jogará nos EUA assim como Marta. Cristiane e Marta fazem parte de uma minoria de jogadoras brasileiras que conseguem viver bem do futebol.

A piada de mau gosto do dirigente brasileiro, bem antiga por sinal, infelizmente, reflete o que ocorre não só no futebol, mas em outros esportes e em diversos meios sociais, como na política. Preconceitos e machismos infantis ainda nos permeiam, em pleno século XXI.

A discrepância entre o que as mulheres fazem pelo futebol brasileiro e o que o futebol brasileiro faz pelas mulheres é abismal. Falta estrutura, salários, bolas, chuteiras, campeonatos. Falta o que é básico. Algumas atletas da seleção brasileira ainda conseguem a bolsa-atleta do Governo Federal; quem está começando agora deve se acostumar com a ausência, pois essa é a regra. Mas para essa regra existe uma exceção: sobra talento.

Os jogadores bons que surgem no Brasil são denominados pelos clubes como as “pratas da casa”. As jogadoras do nosso futebol feminino são as pratas sem casa, na terra dos cartolas, sem neurônios.

3 comentários:

Anônimo disse...

como é ridículo a opinião de certas pessoas e que comentário infeliz do presidente do Fluminense. percebe-se o quão ignorante são esses pensamentos machistas que vão totalmente ao contrario do que hoje a parte feminina da sociedade vem conquistando.

Aura Sacra Fames disse...

Uma atrocidade que não merece comentários, pelas palavras que pronunciou se sairia bem se estivesse na pré-história ao lado do homo habilis. À Marta: parabéns.


Abraços
aurasacrafames.blogspot.com

Bell Bastos disse...

O machismo é a praga do século XXI. Tá, uma das praas.

Hoje mesmo, eu tava vendo uma reportagem em um programa que pergnutava pros meninos o que que eles acham das meninas qeu tomam a iniciativa, e todos falaram que o homem que tem qeu tmoar a iniciativa, proque ele é que tem que mandar na relação... Cara, quase fiquei doente com as declarações deles.

E a maioria dos homens tem a mania de ficar querendo subjulgar a mulher (esse médico por exemplo), porqu esimplesmente suas mentes não chegam nem a um por cento de uma mente feninina (como a da guerreira Martha, por exemplo).

E outra, o machismo pra mim, não é culpa só dos homens não, tem uma parcela de culpa das mulheres também. Porque nós sempre nos subjulgamos. Se a gente tomar as rédeas da situação e fazer com que um idiota como esse médico se retrate publicamente, provavelmente muitas coisas mudariam. Se as mulheres não se deixassem subjulgar, se qualquer babaca que fala uma asneira dessas fosse devidamente "punido" com a retratação, as coisas melhorariam bastante.

Nós não podemos nos deixar permitir esse tipo de coisa.

Como uma vez eu li em algum lugar: "O pior machismo é o vindo de uma mulher."

Está na hora de as mulheres também deixarem de ser machistas, e pararem de deixar os homens no comando de tudo.