quarta-feira, 16 de setembro de 2009

[República Tcheca] Repressão anti-squatter em Praga, centenas de pessoas são detidas

Uma ação pública de abertura de um squatter aconteceu neste sábado (12), em Praga, respondendo ao apelo de uma "Semana de Insurgência."


Desta forma, 300 pessoas, notadamente jovens, concentraram-se no ponto de encontro, por volta das 14 horas, de acordo com a convocatória. Após uma hora e meia de concentração, a manifestação seguiu em direção de um edifício abandonado, muito falado na mídia nestas últimas semanas, a propósito desta famosa jornada de luta que deveria ter, ao menos, permitido a abertura do squatter.


Mas este edifício não era mais do que uma cortina de fumaça, destinada a atrair a atenção da polícia. Enquanto isso, um grupo de vinte pessoas iniciou a ocupação de uma casa devoluta localizada no mesmo bairro, não muito longe da concentração. Quando a bandeira preta e vermelha foi colocada a flutuar no alto da casa, todos começaram a correr para o novo squatter.


Após um breve período de festa em frente da casa, durante a qual vários manifestantes entravam e saíam do imóvel por meio de uma corda, a polícia começou a atacar os manifestantes, tentando apanhar um encapuzado, (na tchecoslováquia é ilegal manifestar-se encapuzado). Arrastado duas vezes pelos policiais, e mesmo empregando técnicas de resistência coletiva "passiva", o companheiro acabou sendo preso à força e transportado numa viatura anti-motim.


A ação da polícia não parou por aí. Em seguida avançou sobre os manifestantes, usando táticas anti-motim, sem aviso prévio, enquanto os ocupantes tentavam manter a calma, pois ninguém pretendia o confronto com a polícia. Algumas pessoas ainda disseram à milicada que se tratava de uma manifestação pacífica, que seria uma resistência passiva.


Mas o ataque da polícia foi realmente brutal, o pior que se viveu em Praga desde as manifestações contra a cúpula do FMI, em 2000. Armas "normais" e telescópicas, gás lacrimogêneo, granadas ensurdecedoras... A maior parte dos manifestantes foram espancados e centenas de pessoas foram presas.


Enquanto isso, barricadas foram erguidas pelos manifestantes, mas a polícia conseguiu dispersar vários grupos e, finalmente, cercar completamente a casa. Todas as pessoas detidas junto a casa foram libertadas no mesmo dia, acusadas de contravenções. Vinte pessoas refugiaram-se no telhado do squatter e passaram lá toda a noite. Na manhã de domingo, entre 5 e 6 da manhã, a polícia entrou no squatter com uma motosserra e outros maquinários "pesados" (a casa foi muito bem barricada).


Mais de 20 pessoas foram presas na casa, colocadas diretamente em prisão preventiva com termo de residência durante o processo. Outras 24 pessoas vão a julgamento nesta segunda-feira (14), talvez haja outros julgamentos na terça-feira (15).


Todos e todas são acusados de "uso ilegal de um apartamento, um espaço habitado ou um não-residencial", podendo as sentenças chegar até dois anos de prisão. Entre os presos estavam pelo menos uma pessoa da Finlândia e um jornalista.


As ações de solidariedade são bem-vindas neste momento. Cabe a vocês e a nós gir. A solidariedade não é só palavra escrita!


Esta semana, em Praga, outro squatter deve ser ocupado. Sem baixar a guarda, a luta continua!


Fotos e vídeos da jornada de abertura da "Semana de Insurgência" e a
repressão policial:


• http://www.ct24.cz/gallerywindow.php?at_id=66608



http://tn.nova.cz/zpravy/regionalni/mlatili-nas-obusky-stezuje-si-zen...



http://tn.nova.cz/zpravy/regionalni/shrnuti-komando-vs-squateri-100-0...


Mais infos:


• http://sept09.squat.net/


• http://neprizpusobivi.fnf.cz/


*agência de notícias anarquistas-ana*

Nenhum comentário: