quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Natal para quem?

Escrevi esse texto às pressas a pedido de um amigo, após uma conversa sobre o assunto. Tinha que ficar pronto para hoje, por razões óbvias. E posto aqui o que consegui fazer. Espero ter sido coerente. O Natal é um tema complexo; inicialmente existiam festas pagãs nesse período do ano e a igreja as transformou em festas religiosas por motivos estratégicos, e incluíram o nascimento de Jesus para que fosse comemorado. Hoje quando todos brindam o natal, pouca gente se lembra de seu real significado, até mesmo entre os que se dizem cristãos. Esse blog deseja a seus poucos leitores um feliz natal, desejamos que a história do Jesus libertário seja lembrada em outras épocas do ano em 2009, e não somente no dia 25. Para os que não comemoram o natal, desejamos muita diversão e alegria...


Segue pequeno texto:

A grande festa do consumo tem mais uma edição. A festa pagã que se transformou em festa religiosa e virou novamente pagã, hoje tem como seu maior símbolo o Papai Noel, que desfila pelas cidades e fotografa nos Shoppings. Natal e Shopping, aliás, é a combinação perfeita; não há período do ano em que os mercadores lucrem tanto. É o lado Coca-cola do Natal.

O nascimento de Jesus, premissa mentirosa para as comemorações já caiu no esquecimento, como era de se esperar. A história de Jesus, aliás, foi deturpada desde seu berço. O Homem feio e humilde se transformou num galã de cinema louro e de olhos azuis; o Jesus “americanizado” é hoje de igual forma o símbolo da prosperidade apregoada pelas igrejas “neopentecostais”, cuja doutrina se alastra para as demais denominações. O nascimento de Jesus é o acontecimento que dá mais lucros aos mercadores que ele mesmo expulsou do templo de Jerusalém.

Nesse momento, o Jesus revolucionário, que contestou doutrinas e leis, que foi contra o sistema e a autoridade vigente, que criticou o acúmulo de bens materiais e que defendeu os pobres e oprimidos, ficou para trás. O Jesus da religião é esse que nasce em dezembro e morre em Abril.

Muitos correm para se adequar as exigências da cultura, o problema é que muitas vezes a cultura impõe, mas a economia proíbe.

No mundo, um bilhão de pessoas sobrevive com menos de um dólar por dia, e 2,7 bilhões com o equivalente a dois dólares. A solidariedade que sobra nessa época do ano falta nos dias restantes. O jovem rico que foi conversar com Jesus não saiu muito contente. Ele afirmava que sabia tudo da palavra, que seguia os mandamentos, e perguntou o que lhe faltava. Jesus então respondeu dizendo para que ele dividisse tudo o que tinha com os pobres; o jovem vendo que tinha muitas propriedades saiu desolado.

A bíblia é clara quando diz que não se deve ajuntar tesouros na terra; e que, ai daquele que ajuntar casa sobre casa e terra sobre terra, até que seja o único dono do lugar. Temos Deus como um grande aliado pela reforma agrária e urbana; pena que a igreja seja contra.

O Jesus de hoje perde em importância até para o coelhinho da páscoa; logo o homem ao qual João Batista se dizia indigno de carregar as sandálias; e João que foi um personagem de importância tamanha, vivia no deserto, vestia roupas feitas com pêlos de camelo e comia gafanhotos com mel; bem diferente dos sumo sacerdotes que viviam no templo, vestiam as melhores roupas e comiam do bom e do melhor. Dou uma bala para quem adivinhar com qual deles Deus falava. E por quem Jesus foi batizado.

Que o espírito solidário sobreviva com ou sem natal.

sábado, 20 de dezembro de 2008

Criada a CPI da dívida!

A requerimento do Deputado Federal Ivan Valente (PSOL/SP) foi criada a CPI da Dívida; destinada a investigar a dívida pública da União, Estados e Municípios, o pagamento de juros da mesma, os beneficiários destes pagamentos e o seu impacto nas políticas sociais e no desenvolvimento sustentável do País.

A notícia é antiga mas é boa...

Enfim uma auditoria nessa pouca vergonha.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Assistência Técnica Gratuita

"O Plenário do Senado aprovou, na noite desta quarta-feira (3), projeto de lei da Câmara (PLC 13/08) que assegura às famílias com renda mensal de até três salários mínimos assistência técnica pública e gratuita para o projeto e a construção de habitações de interesse social, como meio de efetivar o direito à moradia, garantido pela Constituição. A matéria vai agora à sanção.

De autoria do deputado Zezéu Ribeiro (PT-BA), o PLC determina que a assistência técnica prevista abranja todos os trabalhos do projeto de construção da moradia, ficando o acompanhamento e a execução da obra a cargo de profissionais das áreas de arquitetura, urbanismo e engenharia. Segundo o autor da matéria, praticamente todas as áreas urbanas convivem com "números inaceitáveis em termos de déficit habitacional e com a urbanização desordenada, realizada sem orientação técnica".

Além de assegurar o direito à moradia e assistência técnica, o projeto busca otimizar e qualificar o uso e aproveitamento racional do espaço edificado e de seu entorno, formalizar o processo de edificação, reforma ou ampliação da habitação perante o poder público municipal, e evitar a ocupação de áreas de risco e interesse ambiental.

A garantia do direito previsto na proposta deve ser efetivada, segundo o texto, mediante apoio financeiro da União aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios. Os serviços de assistência técnica devem ser custeados por recursos de fundos federais direcionados à habitação de interesse social, por recursos públicos orçamentários ou recursos privados.

A assistência técnica pode ser oferecida diretamente às famílias ou a cooperativas, associações de moradores ou outros grupos organizados que as representem. O projeto permite também que sejam firmados convênios ou parcerias entre entes públicos e entidades promotoras de programas de capacitação profissional, residência ou extensão universitária nas áreas de arquitetura, urbanismo e engenharia."

Agência Senado