quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Deus salve a América

Os dois principais temas da atualidade são as eleições e a crise mundial, sobre o resultado das eleições penso ser melhor nem falar nada; portanto, falemos da crise.

A crise atravessou o atlântico, aliás, não atravessou o atlântico; mas chegou ao Brasil. Você entendeu, é isso o que importa. Milhares de frangos no sul estão morrendo de inanição porque seus donos não têm dinheiro para lhes comprar comida, um dos produtores resolveu distribuir frangos para a população como forma de protesto; bela estratégia de marketing. Resta saber se ele faria o mesmo por uma causa maior: matar a fome das pessoas.

Nos EUA uma articulista de um grande jornal sentenciou: “Americanos, bem vindos ao terceiro mundo”. Parece que a colega escritora não conhece muito bem o terceiro mundo, mas se o que ela quis dizer foi que a crise é grave, então entendemos. A crise em Cuba também é grave, mais grave do que os jornais noticiam; aliás, mais grave do que os jornais não noticiam... Os furacões arrasaram milhares de hectares de plantações e meio milhão de casas. Caucula-se um prejuízo de 5 bilhões de dólares. O governo americano ofereceu 100 mil dólares de esmola para ajudar a ilha comunista, cifra irrisória frente aos 700 bi para o mercado financeiro. Como em Cuba, citando Eduardo Galeano, “falta muita coisa, mas dignidade tem de sobra”, o governo rejeitou a oferta. O que os cubamos queriam mesmo era comprar equipamentos em caráter de urgência de empresas estadunidenses, mas não puderam por causa do embargo econômico.

E os americanos da banda do norte seguem confiando no invisível. Não na mão invisível, mas no grande invisível, nesse mesmo que você está pensando; a frase na cédula do dólar é emblemática: In god we trust.

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Não ajuste o auto-ajuste


Veja de setembro 2008
Carta Capital de outubro 2008

por Karina Meireles em http://karina-meireles.blogspot.com/

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Muito espertinho...

O prefeito do Rio, Cesar Maia divulgou seus números sobre a dengue; segundo os cálculos a cidade de Italva estaria na primeira colocação em mortandade, enquanto que a capital figuraria em décimo lugar. O que ele esqueceu de mencionar é que Italva registrou apenas uma morte por dengue, número ínfimo se comparado às mortes na cidade do Rio de Janeiro. Os cálculos da prefeitura foram feitos utilizando uma proporção entra os óbitos e o número de habitantes de cada cidade, assim foi possível colocar Italva com uma morte em 13 mil habitante na primeira colocação. Há uma incorreição grave na lista do prefeito e dá pra suspeitar de má-fé; é impossível comparar uma pequena cidade do interior com a capital e seus milhões de habitantes quando se trata dos impactos da dengue, que na cidade do Rio de Janeiro fora bem visíveis. Claro que criticar Cesar Maia é chover no molhado, sobretudo quando se trata da epidemia de dengue; mas essa não dava pra deixar passar.

sábado, 18 de outubro de 2008

A revolução foi televisionada

Eduardo Paes é um revolucionário. Foi da direita para a esquerda como num passe de mágica. Um giro de 180 graus (e não de 360 como diria um BBB). Ou melhor, foi para a pseudo-esquerda, porque a verdadeira esquerda não o aceitaria.

Chegou a ser Secretário-geral do PSDB, e sinceramente, tinha o meu respeito. Hoje não é mais do que um político oportunista, como a maioria. Agora fala para os pobres, suburbanos, aqueles que “não possuem plano de saúde”, tem o apoio da pseudo-comunista Jandira, já que comunista que é comunista não apóia Eduardo Paes. Também tem o apoio de Lula , tema sobre o qual não quero me deter aqui por razões pessoais; e como diz o professor João Luiz Pinaud, devemos evitar criticar o Lula para não colocarmos a azeitona na empada da direita; aliás o Lula era a azeitona que faltava à empada de Eduardo Paes, e a recíproca pode ser verdadeira.

Há quem diga que Lula, sabendo da derrota em São Paulo, quer fingir que ganhou no Rio, com Paes. Isso não é problema, afinal, Serra também fingirá que ganhou se der Gabeira.

sábado, 11 de outubro de 2008

TSE Muda o Slogan das Eleiçoes 2008

O Egrégio Tribunal reconheceu que 'Vota Brasil' não tem sido muito eficiente frente ao descrédito que a política vem sofrendo nos últimos tempos. Por isso, para incentivar o eleitor a votar, o TSE criou um novo lema: "Para Quem Está se Afogando Jacaré é Tronco. Agarre o seu!". Assim quem sabe mais pessoas resolvem votar.

Se rir é o melhor remédio, porque não eleger o Bozo?

Motivos para se Votar no Gabeira: Ele já sequestrou um embaixador dos EUA. Porque perder a chance de eleger o primeiro prefeito ex-terrorista do Brasil? Isso foi na época da Ditadura (ou Revolução Democrática, depende de ponto de vista, se como ponto de vista se entender um posição ideológica sem nenhum respaldo sócio-histórico), então não tem problema. Não é como se elegêssemos o Unabomber! (talvez neste caso pudéssemos passar direto para explodir as favelas, um atalho nosso no sistema democrático, afinal se a morte de alguns é necessária, segundo declaração de certa autoridade, porque não um pouco de terapia de choque?). Afinal, o próprio partido oriundo dos líderes democráticos da ditadura militar (sic) apóia a Gabeira, a ARENA, que dizer PFL, que dizer DEM. Como um partido chamado Democratas pode ser ruim? É quase o nome de uma casa de samba da "juventude alternativa" (só não se sabe alternativa a que), logo deve ser do bem. Além disso, o Niemeyer está com ele e um cara com nome de avenida deve saber o que faz. O Gabeira faz o impossível realidade (os "ex-ditadores" apoiarem um "ex-subversivo" e vice-e-versa), o que será que ele não conseguirá fazer pela nossa cidade?

Motivos para votar no Paes: Ele teve mais votos nas regiões mais pobres, logo é o candidato do povo (pois o povo não mora na Zona Sul, mas sim na Baixada. Na Zona Sul temos cidadãos). Como a voz do povo é a voz de Deus, isto quer dizer que Deus quer o Eduardo Paes na Prefeitura do Rio. Quem é você para discordar do Todo Poderoso? Também, ele tem o apoio do Cabral, nosso governador. Sendo eleito o Paes, teremos os Supergêmeos da Liga da Justiça (ou Superamigos, depende do canal) nos governando. Aí o Cabral fala "forma de um helicóptero Apache blindado com metralhadoras giratórias" e o Paes fala "forma de um trator de demolição" (como o que ele teria supostamente usado quando foi sub-prefeito da Barra) e resolve-se o problema da desordem urbana. Além disso, o Lula está com ele, assim como o Vladimir Palmeira. Agora, você pode estar achando estranho o Vladimir apoiar o candidato que é apoiado por aquele que foi seu rival nas últimas eleições para Governador.Ele era totalmente contra o tático blindado, por exemplo. Mas isso foi a dois anos, é passado. Já deu tempo de perdoar e esquecer. Duas virtudes muito cristãs. Nós brasileiros somos muito cristãos.

Motivos para Não Votar: Como escolher entre a Metamorfose Ambulante e um superherói do planeta Exxor? Impossível! Temos que conseguir aquela tecnologia de fundir duas pessoas do Dragonball Z até novembro, assim tudo se resolve. Teremos Eduardo Gabeira: o candidato do povo que era subversivo e agora é apoiado pelos "ex-dirigentes" da ditadura e pode se transformar em um pterodátilo. Como o mundo seria bom...

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Neoliberalismo em tempos de cólera

Os liberais não sabem onde enfiar a cara depois que o governo estadunidense aprovou o pacote de 700 bi para conter a crise do mercado. Os mais recalcados foram contra o pacote, os menos foram a favor com o bom e velho argumento da eficiência: "o Estado pode dar seus pitacos se for ajudar na eficiência do mercado". E que grande pitaco deu os EUA, afinal 700 bi não se acha em qualquer esquina. E não foi só isso, os EUA estatizaram as empresas Fannie Mae e Freddie Mac, além se salvar a AIG se tornando sócio da grande seguradora. O que fica cada vez mais claro é que esse modelo de economia não sobrevive sem o Estado; ou melhor, sem o modelo atual de Estado.

Para o sociólogo Loic Wacquant o que se desenvolve nos EUA é uma espécie de Estado centauro, dotado de uma cabeça liberal, que aplica a doutrina do "laissez faire, laissez aller, laissez passer" com relação as causas das desigualdades sociais, mas com um corpo autoritário que se torna extremamente paternalista quando se trata de punir as consequências dessa desiguadade. Não é à toa que os EUA tem a maior população carcerária do mundo; uma parte do estado está sempre presente, e forte.

Os grandes economistas seguidores de Reagan e Thatcher se explicam a todo tempo, basta ler os jornais...

A balela liberal da "mão invisível" que regularia o mercado, apregoada por Adam Smith, já caiu por terra faz tempo; mas é incrível como tem sempre alguém querendo dar soco em ponta de faca.

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Isso não é uma ironia

Nos corredores do Fórum um escrivão sindicalista opina: " Prefiro a guerra ao Paes"

Numa parede da UERJ alguém deixa um aviso: "Quem conhece Cabral não vota em Paes"

Uma pequena parcela do povo frequenta o Fórum. Uma parcela menor ainda vai à UERJ.

O povo assiste televisão...